Lição sobre Amor e Família em Bereshit (Gênesis)

viaLição sobre Amor e Família em Bereshit (Gênesis).

A palavra LAR vem do latim “LARE” que significa ” a parte da cozinha onde se ascende o fogo”, com o tempo passou a ter o sentido de ambiente onde se vive uma família.

A família começa com o amor erótico entre um homem e uma mulher. Em Gênesis o primeiro casal tem algumas coisas para nos ensinar sobre esta união.
“Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;” (Gênesis 2.21)

Em meio à solidão de Adão, que observava que todos os animais tinham seu outro par menos ele, Deus o faz cair num sono para dele tirar aquela que seria a sua mulher e companheira, amiga. 

Isto nos ensina que existe primeiramente um tempo certo, existe um período de anestesiamento e preparo onde nosso interior será mexido para que nossa essência aflore. Adão foi adormecido por Deus, este era o tempo de espera de Adão. A mulher sairia de dentro dele, e quantos de nós ainda não se conhece e não foi ainda trabalhado por Deus para que de nós possamos encontrar o outro?
Pessoas hoje se casam ou namoram ou se apaixonam por qualquer motivo e muitas vezes é apenas medo da pressão do mundo, por querer ter uma vida sexual, por que a mulher quer muito ser mãe, porque o casal está vivendo uma paixão forte, ou porque um dos dois ama muito, enfim.
Muitos querem fugir da solidão, como Adão, que estava só. E realmente Deus concordava que a solidão não era boa. Adão tinha tudo, uma vida perfeita mas a vida precisa de mais pessoas para ser completa. Deus não fez ninguém para ser só, isolado, mas é outro assunto.
O fato é que no princípio da criação, diferente dos dias de hoje onde pessoas se dizem metades que se somam, o casal começou com UM todo, eram ambos do mesmo ser, mas se tornaram duas pessoas completas, com personalidades diferentes e particularidades especiais um para o outro.
Eva foi tirada do interior do homem. Deus poderia ter feito outra pessoa e apresentado para Adão também do pó da terra. Mas Ele tira de dentro. Deus opera ao mesmo tempo nos dois, pois está ali preparando ela para ele, enquanto ele dorme. Ele pega o que Adão é para tornar outro ser que viveria ao lado dele e lhe faria companhia. isto explica que nos projetos de Deus ele espera que encontremos alguém que se pareça conosco, que possua características únicas que venham a despertar o melhor em nós. Alguém que tenha uma sensibilidade para nos entender. Alguém que tenha gostos parecidos, se não iguais que ao menos não se choquem absolutamente, alguém que tenha uma vida com propósitos para o Reino semelhantes.
E muitos de nós não tem a paciência para esperar tanto o agir de Deus num sono onde o tempo é Deus agindo para que o melhor ele venha a apresentar a cada um. Muito menos quer ter a paciência de se conhecer, se amar, se respeitar, entender seu caminho, para saber o que buscar em outro alguém. Isto precisa estar definido no íntimo e é bom que seja ensinado aos jovens ou aos solteiros que esperam o dia em que Deus porá alguém mais que especial em suas vidas.
Não é que Deus trará outra pessoa perfeita, Eva não era perfeita, inclusive o induziu ao erro (e se ele não tivesse a mesma curiosidade que ela provavelmente não teria aceitado, ou, talvez, sabendo que ela iria morrer pela transgressão ele a quis acompanhar para não ficar sozinho novamente).
A mulher completa a vida do homem. Ela terá o papel, segundo Bereshit, de ser sua ajudadora, auxiliadora, companheira, idônea, que possa ser sua amiga. Também será a pessoa com quem ele viverá a máxima intimidade, carne de sua carne, ela o dará prazer, Cânticos fala da vida sexual que pode e deve ser vivida pelo casal. Ambos eram saudáveis, estavam nus e prontos para fazerem uma família e vivenciar um perfeito casamento.

(…)

About rikaferreira

Carioca, 34 anos, blogueira, chocólatra, amo café, adoro comida simples, tentando ser o mais kosher ou vegana possível. Amo animais e natureza. Cristã. Filosofia é um prazer, assim como qualquer leitura. Sou crítica, sou curiosa. Não tenho time. Não curto rótulos. Não sigo partido político. Centro-direita, as vezes centro-esquerda. Gosto muito de conhecer histórias de vida e admirar talentos. Amo música, prefiro Clássica, Bossa Nova, Jazz, Blues, Choro, Flamenco. E não sou rica, só rica de alegria, de experiências e da Graça de Deus.
This entry was posted in Cristianismo, and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s