Parashá da semana: Vayetsê

https://i1.wp.com/www.ieqcorreiapinto.com.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/ESCADA1.jpg

Parashá ou porção, assim os judeus dividem sua Torá em pedacinhos de Gênesis a Deuteronômio e costumo acompanhar as leituras e “midrashim” (interpretações) respectivas de cada porção.

Eu que sou ligada tanto ao mundo real de densas emoções como ao espiritual, de completude e das impressões transcendentes, na verdade até os sinto e entendo como reflexo um do outro, me encanto com a percepção das entrelinhas e dos detalhes e dos ensinamentos por trás de textos simples com famas de simbólicos, mitos, rudes “mentiras para induzir massas”, enfim… É a impressão da Rika, pessoal mesmo, de ver a beleza nestes estudos que acompanho.

Nesta semana, se lê a parte de Gênesis onde Jacó, neto do mais conhecido que ele, Abraão, se vê obrigado a fugir de seu irmão e ir para outra cidade, também à procura de uma esposa, o que ele encontra, logo que chega na cidade se apaixona perdidamente pela belíssima Raquel (e diga-se de passagem, nem os patriarcas são diferentes, é natural dos homens o se atraírem e amarem as mulheres quanto mais lindas elas forem, fato, devemos nos cuidar mesmo, rs), o que não é o ponto mais importante para mim nesta postagem.

Jacó passa a noite, sozinho, e recosta a cabeça numa pedra, onde dorme, e ali mesmo ele sonha com uma escada que descia do “Ceú” até a Terra, no qual anjos sobem e descem (e eu creio em anjos, pois já vi), e escuta Deus falando com ele.

O que há de bacana para mim aqui? Quando Jacó acorda, ele se dá conta que independente da circunstância de vida dele, ali sozinho, desprotegido, solto ao desconhecido, vivendo um tempo de aparente crise, ele conclui: “Na verdade, Deus está neste lugar e eu não sabia”.

Olhos espirituais, se pudéssemos todos ver com olhos espirituais os momentos de nossa vida entenderíamos talvez tudo muito diferente do que pensamos.

Eu mesma, li esta parashá e estava num lugar no exato momento da leitura, onde eu não queria estar, estava desconfortável, e li isto e tive que refletir se o problema era eu ou o lugar.

Na ocasião, lendo a visão de uma outra pessoa sobre esta passagem, guardei as palavras: crises não são incomuns, crises são os exercícios da nossa mente. Talvez pensemos que fugir para bem longe resolva tudo o que precisa estar resolvido dentro da gente. Aqueles que buscam uma vida confortável nunca a encontrarão, porque a vida não é confortável para nossas mentes irrequietas.

Este trecho visto pelos cabalistas também é cheio de significados. Eu paro por aqui porque o negócio é profundo.

About rikaferreira

Carioca, 34 anos, blogueira, chocólatra, amo café, adoro comida simples, tentando ser o mais kosher ou vegana possível. Amo animais e natureza. Cristã. Filosofia é um prazer, assim como qualquer leitura. Sou crítica, sou curiosa. Não tenho time. Não curto rótulos. Não sigo partido político. Centro-direita, as vezes centro-esquerda. Gosto muito de conhecer histórias de vida e admirar talentos. Amo música, prefiro Clássica, Bossa Nova, Jazz, Blues, Choro, Flamenco. E não sou rica, só rica de alegria, de experiências e da Graça de Deus.
This entry was posted in Cristianismo, , Livros, Posts da Rika and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Parashá da semana: Vayetsê

  1. Rika, tenho a impressão de já ter comentado aqui, mas acho que ao salvar o comentário eu o fechei e perdi. Que pena. Vou tentar repetí-lo, mas nunca é igual ao que o coração escreve junto com a gente. Vamos lá:

    Nessa postagem, o negócio é profundo mesmo. Conheço essas passagens e já lí, relí, interpretei para mim mesmo e adorei a sua explicação e interpretação. O encontrar a presença de Deus tem uma importância muito grande. Eu faço para mim um paralelo dessa postagem com sua interpretação, e o modo como conhecí (virtualmente) você. Foi pura coincidência e nem sei como apareci no seu blog. Poderia não ter dado em nada, porém o impacto foi muito grande. Em princípio um pouco de desconfiança em meus pensamentos. Depois fiquei impressionado com a sua capacidade de destrinchar as coisas todas que você comenta. Agora lendo o seu comentário aqui achei incrível porque parece que você falou para mim. Eu estava precisando ouvir isso. Você é muito inteligente e foi portadora dessa palavra para mim.
    Muitas vezes a gente não percebe a presença de Deus e hoje Ele falou para mim por seu intermédio. Aliás, faz tempo que Ele anda me cercando e usa você.

    Um beijo,
    Manoel

    • rikaferreira says:

      Que gracinha seu comentário, fico feliz por ter tido significado para você, feliz mesmo.

      Você é uma pessoa muito especial e percebo sua atenção aos posts que lê não apenas aqui no blog.

      Isto demonstra sua capacidade para olhar para os outros, ser carinhoso, ouvir, aprender, mesmo com simples palavras como as minhas.

      Grata pelo comentário e por tua presença, uma abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s